Brasileiros da Geração Y. O que querem?
Ter uma família menor do que a de seus pais, ganhar o suficiente para ter uma vida confortável e poder conhecer novas culturas. Esse são os objetivos de vida da geração y segundo pesquisa realizada em abril deste ano, que ouviu jovens espalhados pelo país. Por meio dela é possível entender melhor como eles vivem e o que querem.
A geração Y desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos, com facilidade material e ambiente altamente urbanizado. Devido a isso, os jovens dessa geração, que estão na faixa dos 18 aos 34 anos, estão sempre conectados e sedentos por informação.
A visão familiar dessa geração é muito prática. Eles esperam ter um ou dois filhos, porém, 74% não se sentem obrigados a ter um parceiro fixo para realizar essa etapa da vida. A maior preocupação antes de ter um filho é estar financeiramente estável.
Quando o assunto é religião, a pesquisa apontou um movimento chamado de “Fenômenos sem religião”, onde 32% dos jovens se declaram como ateus, agnósticos ou possuem fé, mas não atribuem a nenhuma religião. Dentro do núcleo familiar, os jovens acreditam que cada indivíduo deve ter a liberdade de ter uma filosofia própria. A minoria, 12,5%, afirmaram que os membros de uma mesma família devem ter as mesmas crenças.
O maior sonho dessa geração é viajar. Foi apontado que 79% querem explorar o mundo e absorver o máximo de cultura possível. Em seguida vem o sonho de uma boa formação acadêmica e de poder fazer a diferença no mundo, ajudando outras pessoas a mudar suas realidades de vida.
Eles não precisam de muito para viver. Cerca de 43% ambicionam ganhar o suficiente para ter pequenos luxos. Outros 43% esperam receber um valor que seja possível levar uma vida de forma confortável. Menos de 10% cultivam o desejo de enriquecer. Isso mostra que a ideia de ficar rico não faz parte da rotina desses jovens. A cultura da geração Y não é tão patrimonialista quanto foi a de seus pais.
O que move suas vidas é a tecnologia. Ligada as novas invenções e conectada o tempo todo, essa geração não abre mão das redes sociais, de ouvir música, buscar informações na internet, assistir seus programas favoritos na TV e jogar games. Como dependem da internet, alguns preferem investir em itens como computador e celular ao invés de adquirir carro, telefone fixo, ar condicionado ou freezer.
Texto adaptado: Exame
Nenhum comentário: