Ads Top

Quer jogar Diablo 3 single-player? Azar o seu!

Chegará o dia em que teremos carros voadores, comida saudável com gosto bom e uma internet 100% confiável. A impressão que eu tenho é que Diablo 3 foi feito pensando nesse dia. Em especial, na Internet 100% confiável, sempre estável, que nunca cai. Talvez já seja assim na Coreia e na Escandinávia, já que eles sempre são adiantados nessas coisas, mas no Brasil , e pelo que eu estou vendo, no resto da América, ainda estamos longe disso.
Pra quem não tem nenhuma noção do que eu estou falando, provavelmente por ter passado os últimos dias ajudando as criancinhas com fome na Etiópia (parabéns pela iniciativa), aí vai uma breve explicação:  Diablo 3 saiu essa semana e nas poucas oportunidades que eu tive pra jogar, não pude fazer isso direito porque ou o jogo estava com um lag que destruía completamente a experiência ou porque o servidor estava offline. Detalhe importante: eu estava jogando sozinho.
Nem com macumba o jogo funcionava nas primeiras horas, relatam alguns
A desculpa mais comum até agora é “Diablo 3 não é um jogo single-player, isso é normal em qualquer jogo multiplayer”. De fato, o jogo não é estruturado como um jogo single-player. Tudo depende do servidor. Tudo é feito pro jogo não ter que ser todo recalculado quando alguém resolver entrar na sua campanha e matar uns demônios em grupo. Uma ideia muito legal, mas mal implementada. Diablo 1 e 2 eram ótimos de se jogar com a galera, mas podiam muito bem ser apreciados sozinho e foi assim que muita gente jogou. A Blizzard está basicamente mandando um grande FODA-SE pra todo mundo que não faz questão de jogar Diablo online.
OK então, eu preciso estar online sempre e com uma conexão boa pra jogar jogo. Mas e quando a Blizzard não está online e com uma conexão boa? Muito legal eu parar todos os meus downloads, brigar com a minha irmã pra ela desligar o skype com o namorado que está na Etiópia ajudando as criancinhas e ganhar um Erro 37 quando tento logar no jogo. “Ah, mas isso acontece com todo MMO, toda vez que sai uma expansão de World of Warcraft cai tudo, mas depois melhora”, diz o fanboy com seu paladino level 80.
A Blizzard foi uma das primeiras empresas a se dedicar a jogos online e cuida do maior MMORPG existente. É de se esperar que a essa altura eles já deveriam estar acostumados com esse tipo de lançamento e suas consequências. Por mais online que Diablo 3 seja, não exige tanto dos servidores quanto um MMO, ou pelo menos não deveria. Os servidores já tinham sido testados no Beta e imagino eu que a Blizzard tenha uma boa noção de quantas pessoas tenham comprado o jogo na pré-venda, o que dá uma boa margem pra se preparar pra encrenca.
Incompetência. Não existe outra palavra pra isso. Se fosse a EA, a Capcom ou outra empresa que todo mundo adora meter o pau, bom, estaria todo mundo metendo o pau. E todo mundo realmente meteu o pau na Ubisoft quando eles resolveram usar algo semelhante há uns anos atrás. Mas a Blizzard, tadinha, fez Rock’n'Roll Racing e Warcraft, então tá tudo bem, né?
Mais tempo pra jogar Max Payne... se o jogo não tivesse sido adiado no Brasil, isso é
É uma pena, porque o jogo é bom. Nos poucos momentos em que eu pude jogar, foi muito divertido. Diablo 3 é um experimento social que deve gerar alguns resultados interessantes e mudar a maneira como as pessoas pensam em um jogo single-player. Os servidores devem normalizar nos próximos dias (espero), a Blizzard já pediu desculpas por todos os problemas, mas isso não recupera o tempo que todo mundo perdeu tentando jogar e eu realmente espero que não se esqueçam deste momento quando o próximo “experimento social” do tipo for anunciado.
Até lá, podem continuar combatendo a fome na Etiópia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.