Ads Top

Japão não proibiu o forno microondas?

O texto que circula, é de site satírico russo!


7 de agosto de 2019, 09h00

Não é verdade que o governo do Japão teria proibido o uso de fornos microondas em território nacional após estudos da Universidade de Hiroshima comprovarem os perigos do eletrodoméstico (veja aqui). Além de não existir nenhuma pesquisa do tipo realizada pela instituição de ensino, a informação foi publicada pela primeira vez por um site satírico russo.
De acordo com as publicações que circulam nas redes, teria sido comprovado por cientistas que o forno microondas causou, ao longo de 20 anos, mais danos à saúde dos japoneses que as bombas nucleares detonadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial. A OMS (Organização Mundial da Saúde), no entanto, esclarece em artigo que os aparelhos, quando produzidos de acordo com as especificações de segurança, não apresentam riscos.
Publicadas por perfis pessoais no Facebook em línguas como português, espanhol, inglês e árabe, as postagens acumulavam cerca de 72 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (6). O conteúdo também foi enviado via WhatsApp por leitores do Aos Fatos como sugestão de checagem (inscreva-se aqui). Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (entenda como funciona).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.